quarta-feira, 5 de setembro de 2012

5 conselhos para um Redator.

1 – O que faz um redator de publicidade?


Um redator publicitário é nada mais nada menos que um escritor mal amado. Mentira. Redator publicitário é quem escreve propagandas. óbvio! Não importa muito a mídia. Eu atualmente hoje em dia, agora, neste exato momento, trabalho numa agência chamada "internet",  logo, crio textos para sites, newsletters, banners, intranets, e-Learnings e afins. Mas de vez em quando, pego freelas para escrever folders institucionais, roteirosimpressos, e até regulamento para concurso. Estou pensando em escrever bula de remédio mas isso é mais para frente. Entre esses textos que escrevo, há algo peculiar: "O OBJETIVO" das duas uma, ou é vender UMA IDEIA ou É melhorar a imagem de uma instituição.

2 – Para quem faz?


Normalmente, para Agências de Comunicação. Ou para escritores preguiçosos, ou quem sabe também para donas de casa com estórias de vida pra contar.  Mas, às vezes, acontece de fazer um trabalho direto para empresas. Aliás, se você é de alguma empresa e está precisando de redator, a pessoa mais indicada com toda humildade e modéstia sou eu! :)


3 – O que estuda um redator publicitário?


Quem trabalha com comunicação sabe: Não existe regra, o cara tem que aprender de tudo. Contudo, – normalmente – um (redator) "publicitário" estuda publicidade e marketing ou algo do gênero né? também não pode fugir tanto da parada!  Isso porque, a função de um redator de publicidade, antes de tudo, é agregar (às vezes, inovar, inventar, criar, tudo com ar) valor a um produto para ele vender melhor. Ou seja eu tenho que supervalorizar algo, mesmo que você não conheça ou que ele seja novo no mercado eu preciso dizer que ele é o melhor, GERALMENTE ele é né? E isso é uma boa definição de Marketing ou... Vendas. É claro, tem gente que estudou jornalismoletras e até filosofia. Mas a grande maioria é como eu: publicitário por formação e redator por profissão ( Ou opção ) ( Ou por emoção ) ( Ou por...ah para pow ). Eu fiz um desses cursos de “Comunicação Social: Publicidade e Propaganda” de quatro anos, na verdade fiz em cinco mas ninguém precisa saber né? Foi numa faculdade  dessas convencionais. Não vou debater os prós e contras desse modelo. Mas dificilmente estaria aqui sem faculdade. O que também não sei se é bom ou ruim. Prefiro deixar assim subtendido...


4 – Quais as características de um redator?


Além de ser um maluco, ops "gênio" todo redator gosta de listas. Então, vou fazer uma com cinco itens.
1- Saber escrever. Se quiser escrever melhor, leia meu blog, ou não.

2- Entender de marketing. Um livro do Kotler e o blog do Seth Godin já ajudam.

3- Ter referências de arte e vida. Consuma cultura popular e seja feliz.

4- Possuir disposição para trabalhar bastante. Isso vale para qualquer profissão. Mas nessa é preciso mais dedicação e inspiração. aff 
5- Buscar ser interessante. O Russell Davies já escreveu algo que eu acredito sobre isso. Eu não me acho interessante, mas não importa o que eu acho de mim e sim o que as pessoas que me contratam acham, eu já me esqueci há muito tempo.


5 – Escrever é legal? Ser redator deixa rico? (e outras perguntas subjetivas que eu esqueci agora...)


Eu gosto muito. Na verdade amo. Não, sou apaixonado. Melhor dizendo escrever é minha vida! Talvez um contador odeie. Ou um advogado, ou um vendedor de picolé. Uma das coisas mais legais é que – para não tomar um Cala Boca Galvão - você acaba lendo bastante, portanto, conhece um pouco sobre cada coisa.  Mas, claro, isso não deixa ninguém rico. De conhecimento sim, de sabedoria também. Como um sábio já disse: se informação fosse poder, todo mundo ia querer ler a Bíblia. Mas é legal. Até existem alguns redatores que ficaram milionários. São raros, é verdade. Mas eu não perco a esperança. Na verdade conhecimento pra mim é melhor que dinheiro, dinheiro agente gasta e conhecimento fica e é passado para alguém mas você não perde o seu. Ou seja sou mão de vaca..rsrs. Por ora, dá pra pagar as contas. E isso já me deixa feliz. Riqueza é algo muito relativo. Mas, se continuar desse jeito, com 40 anos vou estar numa cidadezinha litorânea do nordeste, pode ser Salvador não tem problema não,  escrevendo livros de autoajuda, ao lado de uma samaritana de 80 anos, ela conta as histórias de vida dela e eu escrevo. E, pra mim, isso sim é ser rico – e feliz.

Boa sorte a todos!
Thiago Bastos






Nenhum comentário: