quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Quer sugestões para arrumar um emprego?

Responda a si mesmo a essa pergunta: "Quem é que consegue o melhor emprego?"   Será que é sempre a pessoa que tem as melhores qualificações? Te dou um “Não" como resposta, diz Pedro,  um consultor numa agência de empregos aqui no Rio de Janeiro. “Geralmente quem consegue o emprego é aquele que se prepara bem para procurá-lo.” Por exemplo: Quem ganha uma guerra não é quem tem as melhores qualificações e sim que conhece o terreno, cria as melhores estratégias e o mais importante, que é disciplinado. Como se pode fazer isso? Vejamos cinco sugestões.



                                         1 - Seja organizado

É fácil ficar desanimado se você perdeu um bom emprego ou já faz algum tempo que está desempregado. 
“De início, quando perdi o emprego, achei que logo conseguiria outro”, diz Karina, uma costureira que mora na Penha. “Entrei em depressão ao ver que os meses se arrastavam e eu não conseguia arranjar emprego. Por fim, achava difícil até mesmo conversar com meus amigos sobre o assunto.”


Como você pode combater o desespero? “É vital programar seu próprio ‘dia de trabalho’, para começar o dia sabendo o que vai fazer”, sugere o livro Get a Job in 30 Days or Less (Consiga um Emprego em 30 Dias ou Menos) ( muito bom ). Os autores recomendam que você “fixe alvos diários e anote o que tem feito”. Além disso, eles dizem que “é bom começar cada dia se vestindo como se você fosse trabalhar”. Por quê? “Vestir-se de modo apropriado lhe dará mais confiança mesmo quando estiver falando ao telefone.”
Faça da procura de emprego o seu trabalho, não importa quanto tempo leve fazendo isso. Karina, mencionada antes, adotou essa atitude profissional. Ela diz: “Consegui com uma agência de empregos os endereços e os números de telefone de alguns empregadores. Respondi a anúncios nos jornais. Examinei a lista telefônica e fiz uma relação das empresas que poderiam ter vagas que ainda não tinham sido anunciadas, e então as contatei. Também preparei um currículo e o enviei a essas empresas.” Depois dessa procura sistemática, Karina conseguiu um emprego que preenchia suas necessidades.


              
              2 - Informe-se sobre empregos não anunciados
É mais provável que o pescador que possui a rede maior pegue mais peixes. Da mesma forma, terá mais chances de conseguir um emprego se souber como aumentar sua “rede”. Se você está procurando emprego apenas por meio de anúncios nos jornais ou na internet, sua rede pode estar deixando escapar a maioria das oportunidades de emprego disponíveis. Uma boa quantidade de vagas nunca é anunciada. Como você pode se informar sobre empregos não anunciados?


Além de responder a anúncios, você deve, assim como Karina, reservar tempo cada semana para entrar em contato com empresas que talvez tenham serviços que você possa fazer. Não espere que elas anunciem empregos. Se um gerente disser que não tem nenhum trabalho para você, pergunte a ele se sabe onde mais poderia procurar e com quem deve falar especificamente. Se ele lhe der uma sugestão, marque uma entrevista com aquela empresa, e mencione o nome da pessoa que o indicou. É o famoso marketing multinível ou boca boca que seja.




Foi assim que Rafael, um rapaz que quase não tinha estudos, conseguiu um emprego. Ele explica: “Tomei a iniciativa de contatar algumas empresas, embora não tivessem anunciado nada. Fui informado numa delas que não havia vagas na ocasião, mas que eu deveria tentar de novo dentro de três meses. Fiz isso e consegui um emprego.” A perserverança as vezes faz toda a diferença, mesmo que não dê certo veja que final isso vai dar, isso te motivará a continuar.

                                        3 - Seja adaptável
Para aumentar suas chances de conseguir emprego, é preciso ser adaptável. Deista de conseguir o emprego dos sonhos, que todo mundo vai te amar e tudo vai dar certo, esteja preparado para as adversidades e aguente, suporte, pense nas contas a pagar...rs Já dizia um grande amigo meu: “É improvável que você consiga um emprego que tenha tudo o que espera. É preciso aprender a se contentar com um emprego que não é exatamente o que você queria.”
 Ser adaptável pode significar vencer o preconceito contra certos tipos de trabalho. Veja o caso de Erika uma amiga minha que mora em São Paulo, secretária executiva, de início ela não conseguiu encontrar o tipo de trabalho que preferia. Ela diz: “Aprendi a aceitar qualquer trabalho apropriado. Trabalhei por um tempo como vendedora numa loja; também vendi tacos (típica comida mexicana) nas ruas e limpei casas. Por fim,  no final consegui um emprego no meu ramo.”

                             4 - Elabore um bom currículo
Para os que se candidatam a cargos executivos, preparar e distribuir um currículo profissional é imprescindível. Mas não importa que emprego você procure, um currículo bem preparado pode ser de grande ajuda. “Por meio de um currículo os empregadores ficam sabendo não apenas quem você é, mas também em que tem trabalhado e por que deveriam contratá-lo”, diz Enrique, que trabalha numa agência de empregos na aqui no Rio. Veja o Exemplo abaixo:




Será que você deve elaborar um currículo se estiver se candidatando para o primeiro emprego? Com certeza! Talvez haja muitas coisas que você faz que podem ser consideradas como experiência profissional. Por exemplo, gosta de fazer coisas como trabalhar com madeira ou talvez consertar carros? Essas podem ser alistadas. Já participou em algum trabalho voluntário? Mencione qual, e descreva os alvos que alcançou. 






Quando não conseguir uma entrevista com um empregador, deixe um pequeno cartão — de preferência um que tenha 10 centímetros por 15 centímetros — contendo seu nome, endereço, número de telefone e e-mail, bem como um resumo de suas habilidades e realizações. Isso vai desmostrar verdadeiro interesse, e também será um diferencial. Se for apropriado, você pode até mesmo colar uma foto sua no verso do cartão. Segue um exemplo abaixo:






Distribua esse cartão a todos os que talvez possam ajudá-lo a conseguir emprego, e peça-lhes que o entreguem a qualquer pessoa que esteja oferecendo o tipo de trabalho que você procura. Ao ver o cartão, pode ser que um empregador lhe dê a oportunidade de ter uma entrevista — que talvez resulte num emprego.
Elaborar um currículo o ajudará a se sentir mais seguro ao procurar emprego.  “Preparar um currículo o ajuda a organizar suas idéias e objetivos. Também aumenta sua confiança, ajudando-o a se preparar para perguntas que talvez lhe sejam feitas durante uma entrevista de emprego.”  Portanto fique atento as oportunidades.


                      5 - Prepare-se bem para as entrevistas
O que está envolvido em se preparar para uma entrevista? Talvez queira fazer uma pesquisa sobre a empresa na qual você espera trabalhar. Quanto mais souber sobre a empresa, melhor será a impressão que causará durante a entrevista. Sua pesquisa também o ajudará a descobrir se a empresa tem o tipo de trabalho que você quer ou se é nela que deseja trabalhar. Isso é um grande diferencial para o empregador.







Depois disso, pense na roupa que usará durante a entrevista. Se o emprego que você procura envolve serviço manual, use roupa limpa e asseada. Vestir e se arrumar de maneira apropriada mostra ao empregador que você tem auto-estima e, sendo assim, é mais provável que se orgulhe de seu trabalho. Se espera trabalhar num escritório, escolha roupa modesta que, onde você mora, seja considerada apropriada para esse tipo de trabalho. “Escolha com bastante antecedência a roupa que vai usar na entrevista, para não ter de fazer isso às pressas e ficar desnecessariamente tenso.”






Também é recomendado chegar cerca de 15 minutos antes da entrevista. É claro que não é bom chegar cedo demais. Chegar atrasado, porém, pode resultar em ponto negativo, mas não se desespere. Os especialistas dizem que os três primeiros segundos da entrevista são essenciais. Durante esse breve período, o entrevistador faz uma avaliação de sua aparência e de sua maneira de agir que influencia muito a opinião dele a seu respeito, portanto, paciência e seja cordial. Escute mais e fale menos. Mantenha o olhar diretamente no olho dele sem tirar um minuto, isso demostra segurança.






Outra coisa a lembrar é que o entrevistador não é seu inimigo. Afinal de contas, ele provavelmente também teve de se candidatar ao emprego dele, de modo que sabe como você se sente. Na realidade, ele pode estar nervoso, visto que talvez tenha recebido pouco ou nenhum treinamento sobre como fazer uma entrevista. Além disso, se é o empregador quem faz a entrevista, ele talvez tenha muito a perder se escolher a pessoa errada para o emprego. Ele mandará os sinais, como insegurança, e incertezas.


Para começar bem, sorria e cumprimente o entrevistador com um forte aperto de mão, se esse for o costume. Durante a entrevista, concentre-se no que ele precisa em termos de aptidões e no que você tem para oferecer. Com respeito a coisas a evitar “Não fique inquieto ou com uma postura relaxada — a postura correta transmite confiança. Não seja muito informal nem fale demais, e não use de forma alguma linguagem vulgar. Também, não fale de seus anteriores empregadores e colegas de trabalho de forma negativa, isso não é ético. Mantenha a calma e siga em frente.





Por seguir as sugestões fornecidas acima, talvez você consiga logo um emprego. Se esse for o caso, o que fazer para aumentar as chances de mantê-lo? Isso é o que veremos na próxima postagem, aguardem!






Abraços a todos e boa sorte!
Thiago Bastos
















Nenhum comentário: