Com certeza na vida vão existir pessoas:
- Mais bonita que você
- Mais popular que você
- Mais inteligente que você
- E mais alegre que você
Outros porém tenha uma boa saúde, um emprego mais gratificante, uma vida mais bem-sucedida ou pareçam ter mais amigos...
Será que as comparações são realmente necessárias? Será mesmo que vamos ter mais satisfação em não nos compararmos com outros?
Essas perguntas vão ser respondidas abaixo continue lendo.
Uma justificativa bem usada pelas pessoas é que se comparar a outros é o mesmo que manter ou aumentar sua auto-estima, algumas delas ficam satisfeitíssimas quando descobrem que são tão "bem-sucedidas" quanto o teu próximo. Outro conceito bem usado pelas pessoas é que as comparações são tentativas de diminuir a verdadeira insegurança intima que elas sentem, na verdade alguns reconhecem o que são capazes de fazer olhando o erro do outro, e isso realmente nos faz ver os nosso limites.
Ao observar isso nos outros, ativa uma coisa chamada "motivação" cresce no nosso intimo a vontade de sermos iguais por que o outro é "bem sucedido" e ai tentamos nos igualar. Isso não é ruim, afinal nós sempre procuramos em quem nos espelhar, o problema disso é quando isso se torna uma obsessão ou um desejo muito forte de ultrapassar essas pessoas, ai cresce a inveja que vem junto com a cobiça e por ai vai...
Isso acontece geralmente com pessoas que estão bem mais próximas que nós, pessoas do mesmo sexo, ou mais ou menos da nossa idade, de um nível social similar, e por ai vai. É quase impossível nós fazermos essas comparações com pessoas que não temos convívio, entretanto só temos a tendência de fazer comparações com aquilo que nos interessa, por exemplo, é bem provável que não invejemos o tamanho da coleção de revistas em quadrinho de uma pessoa bem conhecida, a menos que tenhamos interesse em ter revistas em quadrinhos.
As comparações provocam uma serie de reações que são no minimo perceptíveis pelos outros, que variam desde o contentamento até a depressão, da admiração ou do desejo de se igualar a outros ou superá-los, isso só vai trazer frustrações, rivalidade, rixa, inquietação, e raiva, algumas dessas emoções pode nos abalar e com certeza nos fazer cair, principalmente em ambientes de trabalho onde a competitividade é enorme.
O que fazer para evitar isso?
Procure visualizar no outros as qualidades que você gostaria de ter, por exemplo, se uma pessoa é mais calma que você aprenda a ser calma também, isso não é ter inveja é aprender com as qualidades dos outros, se uma pessoa é mais inteligente, aprenda com ela a ser inteligente também tire o máximo de coisas boas da mesma, se uma pessoa é amorosa, aprenda a ser mais amorosa, se uma pessoa é corajosa, aprenda a ser corajoso também, se uma pessoa tem fé, aprenda com ela a ter fé também, para isso não existe lei, se uma pessoa é delicada aprenda a ser mais delicado com o outro, se uma pessoa é mais branda, aprenda com ela a ser branda....E por ai vai!
A inveja só nos leva a caminhos escuros e sem luz, procure no outro o que te falta em personalidade e tudo ficará bem...
Beijos no tornozelo!
Um comentário:
A inveja é um sentimento que eu nao cultivo !
Postar um comentário