Mas afinal o que são valores? Será que nos valores estão envolvidos os princípios morais e éticos mais importantes e bons?
Nestes princípios estão envolvidos uma série de coisas: O perdão, honestidade, amor, respeito pela vida, e o nosso querido e mais procurado - autocontrole. É claro que não podemos esquecer que nossos valores influenciam diretamente no nosso comportamento, prioridades, relacionamentos e a orientação moral que damos a nossos filhos. Os valores morais hoje estão ainda em evidência?
Será que existe uma preocupação com valores morais e éticos no mundo atual?
Vamos ver mais adiante como relembrar esses valores e como por em prática cada um deles, confiram!
Se você perguntar a qualquer pessoa hoje sobre "moral e ética" talvez eles não saibam conversar muito sobre esse assunto, ou nem se preocupam com isso pelo fato de estarem sem tempo ou acharem isso uma grande besteira. Alguns pensam o seguinte: "Se você acha o que é certo, siga o seu coração, e vá em frente." Será mesmo que é sensato pensar assim? O nosso coração é capaz de demonstrar grande amor e compaixão, mas às vezes é "traiçoeiro e desesperado." Portanto em algumas ocasiões as vezes não é bom pensar com o coração, ou segui-lo, ele pode até parecer nos levar ao caminho certo, mas sempre terá um pouco de frustração quando isso acontecer. Até por que, aquele que confia totalmente no teu coração é tolo e imaturo.
Alguns valores esquecidos:
- O amor: Se você aprender a amar, com certeza felicidade é o que não vai faltar na sua vida, não só o amor entre homem e mulher, mas o amor em tudo que faz, amor no trabalho, amor nos filhos, nos bons amigos que conquistamos, só não tenha muito amor pelo dinheiro, ele é bom sim - mas não é tudo na vida.
- Bondade e generosidade: Será que podemos entrar numa loja e comprar felicidade? Certamente que não, mas será que podemos comprar alguma coisa e dar felicidade a outros? Com certeza! Há mais felicidade em dar do que há em receber. Portanto nada de egoísmo ou egocentrismo.
- Honestidade: Esse valor moral é um dos mais importantes e fundamentais para qualquer sociedade contemporânea, o indivíduo que é desonesto tem medo de tudo, desconfia de tudo, entra em decadência social.
Por enquanto é só isso pessoal, mais tarde tem mais...
Fico por aqui!
Abraços e boa sorte a todos!
Fiquem com Deus.
Thiago Bastos
Nenhum comentário:
Postar um comentário