sexta-feira, 29 de junho de 2012

Quatro benefícios da mente aberta

DENTRE as muitas vantagens de se ter uma mente aberta, gostaria de considerar 4 delas. O texto é só para uma reflexão.

1 Enriquece a Vida

Lembra-se de quando era criança? Quão excitante era a vida! Quão emocionante era explorar cada coisa nova que surgia. Sua mente — como a da maioria das crianças — era aberta, receptiva a novas impressões. Você provavelmente não sabia o que era preconceito.

Mas, reteve esta mentalidade aberta para com coisas novas? Ou se tornou como o visitante estrangeiro que se queixa de não poder comer os pratos que está acostumado a comer em casa? Naturalmente, talvez seja necessário tomar certas precauções quanto à saúde, quanto a alimentos e bebidas, quando se viaja. Para exemplificar, talvez seja sábio só tomar água mineral, e, especialmente nos trópicos, evitar comer hortaliças e saladas cruas. Mas, fora disso, o que lhe impede de, pelo menos, provar alguns dos pratos típicos locais? Os naturais da região fazem isso há anos. Talvez não saiba o que está perdendo!

E o que pensa dos costumes estrangeiros? Talvez lhe pareçam um tanto estranhos, do seu ponto de vista. Mas, “estranho” não significa “inferior”. É a mente fechada que insiste em que “nosso modo de fazer as coisas é melhor”. Assim, muito embora talvez ainda prefira comer com faca e garfo e não com fachis (pauzinhos), sua vida pode ser enriquecida se aprender a comer com eles.

Por que privar-se de associar-se com outros grupos étnicos só porque o modo de vida deles é diferente? A sua vida, também, se tornará mais significativa se alargar-se, de modo a apreciar a plena variedade que podemos encontrar nas pessoas ao nosso redor.

2 Contribui Para Melhor Saúde

Encontrar a cura total e duradoura das doenças está além do poder humano, quer no presente, quer no futuro. No ínterim, buscamos alívio temporário dos males físicos. Há grande número de tratamentos médicos a escolher. Com a nossa mente aberta, não condenaremos nenhum deles simplesmente à base de serem incomuns ou não-ortodoxos. Compreenderemos também que o que pode ser eficaz para uma pessoa talvez não dê certo com outra. Assim, embora tenhamos a devida cautela, uma mente aberta abrirá um campo muito mais amplo de terapias do que a mente fechada jamais permitiria.

A mente aberta nos ajuda a manter uma atitude alegre. A mente fechada é envenenada pelo preconceito e pelo ódio. É desamorosa, e, portanto, prejudicial à saúde. Como disse certo psiquiatra: “É mais fácil odiar, mas é mais saudável amar.” Sim, um provérbio diz assim:  “um espírito manso e tranqüilo prolonga a vida”, e que “o coração alegre é um bom remédio”.

3 Promove o Crescimento Mental

Tem-se calculado que nosso cérebro possui a capacidade de lembrar-se 10.000 vezes mais dados do que os registrados na Encyclopœdia Britannica! Por que cercear esta tremenda capacidade por deixar que a mente fechada limite sua assimilação de conhecimento?

A mente fechada paralisa o crescimento mental. Isto é perigoso, uma vez que a mente fechada torna-se incapaz de corrigir idéias e conceitos incorretos ou errados. A mente aberta, por outro lado, leva à maturidade e ao maior equilíbrio mental. Ajuda-nos a alargar o alicerce sobre o qual basearmos nossos conceitos e fazermos nossas decisões. Assim, teremos maior probabilidade de fazer decisões corretas.

4 Ajuda a Solucionar Problemas

Para solucionar os problemas com êxito, precisamos dispor-nos a aceitar conselhos sábios. “Há frustração de planos quando não há palestra confidencial, mas na multidão de conselheiros há consecução.” A mente aberta nos ajuda a aceitar os conselhos dos que nos cercam, pessoas com as quais trabalhamos, moramos e nos associamos. Isto leva à realização e ao êxito.

A mente aberta nos ajudará a captar os conselhos dados por meio de exemplos, mesmo quando quem os dá talvez não esteja consciente disso. “Lembre-se, pode-se aprender algo de todo o mundo — nem que seja apenas como não fazer algo”.
Sim, podemos tirar grandes benefícios por não fechar a mente às idéias e à conduta dos outros. Por contemplarmos, de mente aberta, ‘em que resulta a conduta deles’, podemos, conforme o caso, imitá-los ou evitar seu proceder.


Abraços a todos.
Thiago Bastos

Nenhum comentário: