terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Povo Brasileiro


Mas, E se o Federer fosse brasileiro?

Provavelmente ele seria:

1 - Um analfabeto?
2 - Um Corrupto?
3 - Um cantor de pagode?
4 - Um Ladrão?
5 - Um Traficante?
6 - Um macumbeiro?
7 - Um drogado?
8 - Um maluco
9 - Um médico de SUS?
10 - Um idiota?

Alguém pelo amor de Deus tem orgulho de ser brasileiro?  Tá bom, o Brasil tem muitas paisagens sim, é o 5° maior do mundo em extensão territorial, os recursos naturais são quase infinitos, temos o petróleo,  o biodiesel, a madeira tirada do nosso pau Brasil, temos o “ouro azul” ou em outras palavras a água. Temos a Amazônia como sendo a maior maravilha natural do mundo, temos o Pantanal, mas ai eu te pergunto, e os brasileiros?  

Morar no Brasil é um privilégio,  nosso pais não fica muito atrás de países que se dizem “desenvolvidos”. Nossa clima é o mais agradável do mundo, o calor não é tão quente como no deserto do Saara, o inverno não é tão rigoroso como na França, a primavera é tão linda como no Porto Princesa nas Filipinas, e o outono dá verdadeiros frutos que até salvam vidas... Não sofremos com abalos ambientais, quando foi registrado o último terremoto no Brasil? Provavelmente tem um tempo já. Quando foi registrado um Tsunami no Brasil? Quando foi registrado um Tufão? 
E o que podemos falar da nossa cultura? O carnaval, o samba, as lindas mulheres que exibem seus corpos esculturais, o futebol nem se fala né?  Somos Penta até no sangue, e rumo ao Hexa. 

O texto tá muito lindo e parece que tudo é um mar de rosas né? O que você me diz de uma coisa chamada “POVO BRASILEIRO”?  Este grupo que tem todas esses privilégios,  vivem em total discordância, total desunião, total tudo de ruim, como posso ter orgulho de ser brasileiro?  
Pois fazer parte deste grupo chamado “povo brasileiro” consiste em poder ser comparado com outros membros do mesmo grupo, que infelizmente é totalmente o inverso de homogeneidade e é cheio de péssimos hábitos.

Se quisermos ter orgulho de ser  “POVO BRASILEIRO” devemos nos privar do nosso egoísmo, mas será que ainda dá tempo? Devemos acreditar no conjunto da obra, devemos ter esperança que a união pode salvar gerações e assim por diante. Não somos merecedores de estar num pais tão belo do lado de pessoas tão imprestáveis. 
Se eu tivesse mesmo orgulho de ser brasileiro eu me comportaria como um americano então, deixaria meu celular em um local público sem se preocupar se alguém vai levar ou roubar, pois isso é confiar no seu semelhante.

Os franceses, por exemplo, lembram com orgulho dos seus grandes heróis do passado, passado  esse com muitas glorias, quem foram os maiores filósofos da humanidade? Os gregos... Mas o brasileiro nem ao menos sabe por que luta? 
A única coisa que nos torna únicos é a língua, o futebol o comodismo e a Globo, o nos resta? Pelé? Romário? Tiririca? Dilma?  Onde está a nossa identidade? Somos meios patriotas ou isso só acontece quando nos convém ou quando isso não nos trás prejuízos? 

E a corrupção onde entra nesta história? Sempre queremos levar vantagem em tudo, com exceções é claro, e bem poucas... Mas afinal onde está o espírito Brasileiro? Será que vamos ser sempre assim? Será que algum dia vamos alcançar algo especial ou vamos continuar empurrando tudo a barriga? Ter orgulho como povo ainda está longe de acontecer, Ah sim o penta ainda é um orgulho não é? Mas só ele nem fique feliz...
Até quando vamos ter essa diferença brutal de renda? Eu posso ter orgulho de um povo que tem como lema “o mais rico presta e o mais pobre não” Como pode alguém mostrar sua felicidade se outros passam fome, morrem em hospitais, são injustiçados todo o tempo?  


Isso tudo já invalida a possibilidade de ser chamado de “povo brasileiro” por que povo é aquilo que é classificado como um “todo” uma “união” “um só povo”.
Aquele velho deitado que diz “Eu sou brasileiro e não desisto nunca” é conversinha pra boi dormir . Ter orgulho disso nos torna em quê? Animais irracionais? Será que você morreria pelo seu pais? Em outros países isso acontece, mas pelo amor de Deus se for morrer pelo nosso país não amarre uma bomba na cintura e mate quem está ao seu redor, se mate sozinho.
Mas ainda existem dúvidas... E se Federer fosse brasileiro? Será que ele teria mesmo vontade de ser um “povo brasileiro” bando de loucos nós somos isso sim...

Abraços
Thiago Duda Carol Bastos

Nenhum comentário: